Há 10 anos trabalhando por você!!!

Vírus no celular é possível? Dicas para baixar aplicativos seguros no celular

Redes sociais, há aplicativos diversos que podem ser baixados em lojas autenticadas e sites autenticados que facilitam a compra de produtos e serviços. No entanto, cuidado!

Nada melhor do que manter seu smartphone atualizado com todos os aplicativos fundamentais. Além das redes sociais, há aplicativos diversos que podem ser baixados em lojas autenticadas e sites autenticados que facilitam a compra de produtos e serviços. No entanto, cuidado! Baixar links e aplicativos não-confiáveis pode comprometer o desempenho do seu aparelho e a segurança dos seus dados.

Os “vírus” dos celulares são diferentes daqueles que atingem os computadores, aliás, o termo “vírus” não é o mais adequado para os códigos que atacam os smartphones, eles geralmente são chamados de “aplicativos potencialmente nocivos”. 

Como eles nos atingem?

Geralmente, as lojas de aplicativos oferecem maior segurança por serem certificadas, evitando a passagem de possíveis “invasores”. No entanto, programas maliciosos já conseguem burlar algumas lojas oficiais, oferecendo sistemas danosos.

  • Exibição de publicidade: muitas fraudes estão vinculadas a propagandas mentirosas ou cliques invisíveis que, quando acessados, baixam aplicativos nocivos. Desconfie de anúncios que oferecem downloads pagos ou um benefício intangível como aumentar a bateria do celular ou receber créditos de ligação.
  • Anúncios fora do aplicativo: por segurança, os aplicativos podem exibir anúncios dentro de suas próprias telas ou enquanto estão sendo utilizados. Mas há aplicativos que desrespeitam esse princípio e exibem anúncios a qualquer momento, mesmo quando não estão em uso. A publicidade também pode aparecer sem identificação da origem. Em alguns casos, o software nocivo esconde seu próprio ícone para dificultar sua desinstalação.
  • Golpes: os usuários recebem links para páginas infectadas que contêm código maligno, principalmente via WhatsApp. Basta acessar a página para iniciar um download de vírus no telefone.

iOS e Android – há diferença?

Usuários de Android correm mais risco de baixarem “vírus”, pois há lojas na web além da Google Play Store para distribuir apps para Android. Alguns são sites protegidos, mas outros não.

Já os apps para iOS, podem ser baixados apenas do site oficial Apple (Apple Store) que usa algumas das medidas de segurança mais modernas e eficazes.

Bom, agora você já sabe o quanto é importante cuidar ao realizar download e optar sempre por aplicativos confiáveis, os quais você já ouviu falar ou até mesmo utilizou. Fique atento às propagandas enganosas e proteja sua navegação.